Natal = Partilha


Quando o Natal ficou próximo, quisemos partilhar a nossa maneira de o festejar. Aqui ficam as nossas tradições e algumas curiosidades num texto que se construiu com a pesquisa e o trabalho de todos:

Tradições do Natal Açoriano

Nos Açores, os preparativos para o Natal começam logo no princípio do mês de Dezembro e em todas as ilhas vive-se um corrupio porque há mil e uma coisas para fazer. A preparação do presépio e da ceia de Natal são das tradições mais importantes em terras açorianas.
Para além de ser alusivo ao nascimento de Jesus, o presépio também serve para representar cenas do quotidiano das ilhas. As suas figuras são feitas de barro, os montes são feitos de "leivas" (nome que se dá ao musgo fofo e fresco), as ruas que circulam entre as casas são feitas em bagaço ou bagacina e para a cobertura dos telhados usa-se musgo seco.
A árvore de Natal também se tornou num elemento natalício imprescindível. É uma das mais populares tradições associadas à celebração do Natal. É normalmente uma árvore conífera de folhas perenes, embora nos nossos dias comece a ser quase sempre uma árvore artificial. É costume enfeitá-la com bolas coloridas, luzes e outros adornos natalícios, com que também são enfeitadas as casas e as janelas.
A ementa da ceia de Natal é normalmente composta por bacalhau cozido, frango recheado ou peru assado. A melhor parte da ceia de Natal será sempre a parte da sobremesa, com o arroz doce, o bolo de frutas, a massa sovada, os biscoitos de orelha, os suspiros, as rosquilhas, os figos e os licores caseiros de tangerina e anis.
A noite do dia 24 de Dezembro acaba sempre com a Missa do Galo à meia-noite. A Missa do Galo é de origem espanhola. Pouco antes de baterem as doze badaladas da meia-noite do dia 24 de Dezembro, cada lavrador da região de Toledo matava um galo, em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus. O galo era depois levado para a igreja, a fim de ser oferecido aos pobres que, assim, poderiam ter um almoço de Natal melhorado. A Missa do Galo é uma missa de festa, com toda a comunidade paroquial reunida, todas as velas acesas e muitos cânticos festivos.
E na noite de Natal, depois dessa missa, é costume as pessoas irem em grupos pelas ruas pedir o "Menino Mija", ou seja, uns copinhos, umas guloseimas e um pouco de convívio natalício. Depois da Missa do Galo também é a hora em que se trocam as prendas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, o que digitas?